Sobre

A Neuropsicologia foca-se na ligação entre o cérebro e comportamento. A consulta de Neuropsicologia tem duas vertentes principais: a avaliação neuropsicológica/cognitiva e a reabilitação cognitiva.

A consulta de neuropsicologia é adequada quando é necessário compreender, diagnosticar ou intervir em problemas ou dificuldades cognitivas. Tipicamente estes quadros dizem respeito a perturbações neurodesenvolvimentais, lesões cerebrais ou doenças neurológicas. Por exemplo, perturbações tais como demência do tipo Alzheimer, Traumatismo Crânio-encefálico, Esclerose Múltipla, entre outras. Contudo estes serviços de avaliação e/ou reabilitação cognitiva podem ser necessários e úteis durante o desenvolvimento humano normativo, em particular ao longo do percurso escolar perante a existência de dificuldades académicas e também no envelhecimento devido a dificuldades de memória, atenção e concentração.

Os profissionais da Consulta de Neuropsicologia pretendem, através dos seus serviços, colmatar a falta de serviços de excelência clínica e científica ao nível da avaliação e reabilitação cognitiva em Portugal. Pretendemos ainda contribuir para o desenvolvimento e divulgação da Neuropsicologia enquanto prática e ciência no nosso país e no âmbito internacional.

Equipa
Os profissionais desta equipa possuem vasta experiência no âmbito da prática clínica e investigação científica nas áreas da Psicologia Clínica e Neuropsicologia. Apresentam uma base sólida de experiência profissional e académica e têm contribuído para o desenvolvimento da Neuropsicologia Clínica nacional e internacionalmente ao nível da prática clínica e da investigação aplicada.

Dr. Jorge Alves ( Mestre e Doutor em Psicologia, Neuropsicólogo – Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva)
Jorge Alves realizou o Mestrado Integrado em Psicologia na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, com estágio curricular e dissertação efetuadas no Laboratório de Neuropsicofisiologia. Terminou o Doutoramento na mesma instituição nas áreas da avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitiva, e perfil cerebral da doença de Alzheimer. Possui experiência com diversas patologias e lesões cerebrais (por exemplo, doença de Alzheimer, demência Frontotemporal, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio-encefálico) em diferentes idades do desenvolvimento humano.
As suas áreas de especialidade são o envelhecimento neurocognitivo normal e patológico, em particular a doença de Alzheimer e outras demências; tendo ainda particular interesse na distinção clínica entre estados de envelhecimento saudável/normal, pré-demência (défice cognitivo ligeiro) e demência, bem como a distinção entre diferentes quadros de demência.
É Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Nº 13931).
Uma lista completa das publicações e apresentações científicas pode ser acedida através do seguinte link: Curriculum Vitae Breve.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>